A importância das bicicletas nas escolas

Pouco tempo atrás se deu inicio o projeto “Escola de bicicleta” da prefeitura de São Paulo, onde as crianças terão acesso a uma bicicleta feita de bambu (levíssima e confortável), que será utilizada para fazer o trajeto da escola até a sua casa, supervisionada por um acompanhante adulto experiente. 

Algumas pessoas devem ter se perguntado “por que a prefeitura deve investir em bicicletas?”

Image

A resposta é até simples, vemos hoje nos noticiários alguns casos de atropelamentos de ciclistas, sejam eles culposos ou dolosos, e muitas vezes isso se dá pela cultura de nosso país, onde a bicicleta é vista como brinquedo e/ou transporte de “pobre”, e que não deveria estar nas ruas. 

Com esse incentivo da prefeitura a criança já cresce junto com a cultura da bicicleta, aprende que com ela chega mais rápido na escola, chega mais rápido em casa, e aproveita mais o dia. Um outro aspecto é que essa criança deixa o sedentarismo de lado, melhora seu condicionamento físico e sua saúde. E ao contrário do que muitos possam dizer, ficará mais disposta para as aulas. 

Em uma visão macro, esse projeto ainda gera empregos. Serão necessários acompanhantes experientes para fazer o trajeto junto a essas crianças, profissionais que irão fabricar essas bicicletas, e também profissionais que irão ensinar sobre a manutenção das bicicletas para as crianças, o que a longo prazo já gerará um conhecimento profissional para essa criança. 

É simples enxergar os benefícios que este projeto trará para a cidade, talvez em um espaço de tempo não tão curto, mas virá. Esperamos também que estas crianças se empenhem em usar bem as bicicletas, que se empenhem em aprender os ensinamentos passados e que mais que isso, sejam multiplicadores dessas informações em suas casas e em sua comunidade. 

Afinal basta um pouco de informação para acabarmos com os preconceitos e mudarmos a forma de pensar.

 

Anúncios

Sobre youkaidag

Sou analista de sistemas, adoro música e video games, e acabei abraçando a bicicleta como meio de transporte. Aprendi que com a bicicleta a vida fica mais simples, mais fácil e o melhor de tudo divertida.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s