Quem ditas as regras é o dinheiro e não as leis (por Victor Franzini)

Meu amigo Victor Franzini (@djvihfranzini) parace que gostou mesmo de escrever, mas dessa vez é um desabafo, um apelo pelo que ele vem vivenciando como muitos. Ele utiliza um trajeto da casa dele até o trabalho, que acaba passando por um caminho onde é a SPMar quem é responsável, e outro que é a ECOVias. Agora entendam a forma de tratamento, e o respeito divergentes entre as duas. Segue o texto dele na íntegra.

ImageImage

Quem ditas as regras é o dinheiro e não as lei

Para chegar ao meu trabalho, eu passo por 2 rodovias e cada uma possui sua concessionária, moro praticamente as margens do Rodoanel no trecho sul administrado pela SPMar e é por ela que começo meu longo trajeto, faço 2 km nessa via e logo na saída dele tem um pedágio. Esta rodovia cobra até veículos de 2 rodas, ou seja não tem caminho livre para a bicicleta passar pelo pedágio, pois o que mais me admira é que assim que estou chegando neste bloqueio, um funcionário sai correndo de dentro da cabine e prontamente abre um caminho para que minha bike passe e isso é todo dia (exceto um que tinha muito caminhão passando pelo sem parar e o funcionário não conseguiu chegar a tempo e mesmo assim ele me pediu um milhão de desculpas), pois bem eis que após passar por esse bloqueio chego até a Imigrantes administrada pela Ecovias, esta concessionária tem um histórico já bem conhecido de nós ciclistas(por exatamente passar por cima da lei), essa estrada tem saídas bem largas, apesar delas serem com velocidade reduzida, nenhum motorista respeita, depois o caminho todo é extremamente sujo, o que vira e mexe causa furos no pneu, mas isso ainda é contornável, o  real problema esta na volta, eis que todas as saídas no caminho de volta(Santos) são pedagiados e essa empresa para “proteger ” aqueles que pagam esses pedágios, fecha descaradamente os acostamentos para que os carros que vão passar pelo bloqueio possam ficar, mas ai eu pergunto, podem desrespeitar o grande numero de pedestres e ciclistas que circulam nesse trecho urbano? Para proteger os carros, eles podem colocar a vida de outras pessoas em perigo? É claro que não, então vamos chamar a policia, ops esses também não podemos chamar, isso mesmo! aqueles que nosso dinheiro paga para nos proteger e fazer cumprir as leis, são coniventes da concessionária  ou seja eles vêem esse abuso e não fazem nada, parece até que o salário deles é pago pela concessionária.

Ai vem minha indignação, sempre vejo os ciclistas falarem de respeitar o motorista, as leis e tal, mas o que vejo é sermos feitos de palhaços, pois ninguém nos respeita, não é possível que não se possa fazer nada, essa empresa esta ai a tantos anos e nunca fez adequações para cumprir o artigo do CBT que diz que eles tem que prover um caminho seguro a todos, as autoridades que também são pagas por nós, não nos defendem, não defendem o interesse do cidadão, estão lá para fazer o que as empresas querem e não para fazer as empresas fazerem o que é bom para o cidadão, se alguém for atropelado numa situação dessa, podemos considerar que foi um acidente intencional?, uma vez que eles estão assumindo o risco de matar.

Eu só tenho que parabenizar a SPMar por me receber tão bem todas as manhas e deixar aqui registrado minha indignação com a Ecovias que me trata como um gasto e lembra-los que o nome concessionária se dá, pois eles estão ganhando com patrimônio publico em troca de melhorias no mesmo e não que eles são donos e ditam as regras por lá apenas para lucrar.

Sobre youkaidag

Sou analista de sistemas, adoro música e video games, e acabei abraçando a bicicleta como meio de transporte. Aprendi que com a bicicleta a vida fica mais simples, mais fácil e o melhor de tudo divertida.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

