Com que bicicleta eu vou?

Tenho recebido ultimamente uma mesma pergunta “Qual bicicleta eu compro?” ou a variante “Como escolho minha bicicleta?”, e eu sempre fico em dúvida no que responder, mas na maioria das vezes replico com uma outra pergunta, “Qual vai ser o seu uso?”, e a pessoa sempre fica em dúvida no que responder, ou até questiona se isso faz diferença, afinal ela só quer andar de bike.

Então é assim que a coisa toda se complica, mas a ideia é facilitar, e não complicar, ou melhor simplificar a sua vida.  Realmente a pergunta de qual será seu uso é muito importante, porque existem bicicletas com diferentes finalidades, então não adianta você falar pra mim que vai só dar uma voltinha no bairro, porque bem provável que isso não é o uso que você quer fazer. Uma outra resposta comum é, “me fala uma bicicleta baratinha, até uns 100 reais”, desculpem, mas isso não existe mais, e se existir tome cuidado, a sua diversão pode virar pesadelo.

Vou começar só falando um conceito pra entenderem onde quero chegar, vamos supor que você quer comprar um carro, mas seu uso será para trilhas, o que te vem na cabeça? Um carro pequeno, um carro baixo, pneus lisos, com cara de frágil? Acho que não. Então imagine agora isso pra uma bicicleta, será que tem diferença? Algumas poucas, mas o conceito é quase o mesmo.

Vou colocar aqui 3 “modalidades” de uso, que creio que sejam as principais quando se pensa em bicicleta, são as bikes urbanas, as speed e as mountain bike.

Bicicleta urbana

Bicicleta urbana

As bikes urbanas, como o próprio nome já diz, são bikes projetas e pensadas para o uso na cidade, onde geralmente se encontra asfalto, e poucas (mentira!) obstruções no percurso. Geralmente são bicicletas com um mínimo de conforto, e uma aerodinâmica mais confortável. Em cidades onde se tem pouca ou nenhuma inclinação, muitas vezes o uso das marchas é desnecessário, porém como moro em São Paulo e aqui é uma ladeira atrás de outra, o uso da marcha deixa o pedalar mais confortável e porque não dizer dinâmico. Essa é a bike ideal pra quem quer usar a bicicleta como transporte.

Bicicleta speed

Bicicleta speed

As bikes speed, são as bicicletas que chamávamos de Caloi 10 (isso antigamente), são bicicletas mais esguias, com pneus bem mais finos para diminuir o atrito com o solo, e a aerodinâmica apropriada para cortar o ar, e também diminuir o atrito do ciclista. Essas bicicletas são utilizadas em competições onde a velocidade é o principal atrativo. Existem muitas pessoas que utilizam essas bicicletas em cidades, como transporte diário, porém pode se sofrer com os buracos, pela falta de amortecimento, mas o pedalar com ela é simplesmente magnífico e leve.

Mountain bike

Mountain bike

E por último, mas não menos importante as mountain bikes, que se popularizaram em nosso país, eu diria até de forma errônea, porém muito útil. Essas bicicletas tem um apelo mais robusto, normalmente com maior amortecimento, tanto por suspensões dianteiras, como traseiras (no quadro), possuem um maior número de marchas, pra nunca deixar o ciclista na mão em situações onde se exige mais força, em subidas muito íngremes, como são os casos de regiões montanhosas, os pneus possuem cravos, que se agarram e se adaptam ao solo, que pode ser barro, areia, pedregulhos, e até o asfalto. É também uma bicicleta mais pesada pelo maior número de equipamentos que possue.

Então voltando ao inicio, qual vai ser o seu uso?

 

 

Ai você me fala se eu comprar uma mountain bike não vou poder usar no asfalto? Claro que pode, porém se o seu uso for somente esse seria melhor escolher um outro tipo de bicicleta. E também cabe para uma speed em um terreno cheio de pedras, será que não seria melhor uma bicicleta com suspensão?

Minha idéia aqui, é explicar os diferentes tipos de bicicletas, claro que existem outras modalidades, e até nessas que falei podem surgir ramificações, mas as três pra se começar a entender são essas. Analise o seu uso. Você gosta de fazer trilhas, gosta de andar em estrada, ou só quer usar como transporte para seu trabalho ou seu estudo, acredito que para cada uma dessas opções eu tenha te mostrado uma melhor opção de bicicleta, então não se intimide, procure testar o maior número de bikes antes de comprar a sua, peça a ajuda de quem já tem uma certa experiência no assunto, e mais do que nunca, compre uma uma bicicletaria (bike shop) de confiança, evite comprar em lojas de grande varejo, eles não são especializados nesse assunto como as bicicletarias, e estas poderão te fornecer mais informações e variedades na sua compra.

Aproveite que esse é o mês do dia mundial sem carro (dia 22 de setembro) e já se prepare para experimentar uma nova forma de curtir esse dia. Viva simples.

Anúncios

Sobre youkaidag

Sou analista de sistemas, adoro música e video games, e acabei abraçando a bicicleta como meio de transporte. Aprendi que com a bicicleta a vida fica mais simples, mais fácil e o melhor de tudo divertida.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Com que bicicleta eu vou?

  1. Gutto disse:

    Na minha cabeça eu penso dessa forma: se você tiver condições, possua os três tipos, afinal nunca se sabe qual vontade você vai estar para pedalar naquele dia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s