Por que você ta na contramão?


Aproveitando meu último post, vou falar sobre andar de bicicleta na contramão uma prática bem perigosa. Sempre que andamos de bike por aí, acabamos encontrando com algum ciclista se arriscando ao nosso encontro, mas será que ele esta certo?

Vamos colocar algumas situações pra tentarmos imaginar, você esta pedalando na contramão em uma avenida movimentada, a cada carro que passa ao seu lado é um susto, se for próximo a uma curva então, o motorista só vai te ver muito em cima, e pensando na pior situação o carro vai colidir de frente com você, a sua força pra se movimentar indo de encontro a força do carro. Realmente não será muito legal, e sim existem estudos que mostram que uma colisão frontal é quase certeza de uma vitima fatal, enquanto as colisões traseiras são bem menos prováveis, já que o motorista terá visão do ciclista se locomovendo.

Outra coisa que é bem chata, é você estar andando na mão certa e um ciclista vir em sua direção pela mão errada, um dos dois terá que desviar e este um estará sujeito a um atropelamento, porque normalmente vai mais para o meio da rua.

Ciclista correndo riscos

Mas não vou ser hipócrita, as vezes corto sim caminho pela contramão, porém em ruas mais residenciais, sem muito movimento, não que seja o certo, mas pode ser que mesmo do jeito errado eu corra menos riscos que do jeito certo. O que vale de verdade é o bom senso, e cabe a nós ciclistas educarmos os outros ciclistas quanto a melhor forma e a forma mais segura de se locomover.

Muitos ciclistas andam na contramão simplesmente por ter visto outros andarem dessa forma, ou por acharem que terão mais atenção do motorista, o que não é verdade, um ciclista andando na mão correta utilizando refletores (ou luzes a noite), com roupas mais claras, dão muito mais visão ao motorista, e claro você utilizando a bike como um transporte, gera mais respeito.

Então da próxima vez que for andar de bike lembre-se ou tente, vá pela mão correta e sem necessidade de ficar olhando pra trás o tempo todo, preste atenção no que vem a sua frente. Caso ainda tenha receio ou achar que faltam dicas procure um bike anjo (http://bikeanjo.wordpress.com).

Sobre youkaidag

Sou analista de sistemas, adoro música e video games, e acabei abraçando a bicicleta como meio de transporte. Aprendi que com a bicicleta a vida fica mais simples, mais fácil e o melhor de tudo divertida.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.