Eu só queria um lugar pra deixar a bike

Depois do lançamento da Revista Bicicleta, sempre a acompanho, e lendo a última edição vi uma matéria sobre bicicletários e que na vi na cidade de Joinville foi criada uma lei para bicicletários. Agora todo empreendimento comercial deverá já constar em seu projeto bicicletários, e não é aquela coisinha pouca de sempre, a cada 10 vagas para carros, o espaço destinado para um carro deverá servir de bicicletário.

Bicicletários em São Paulo

Achei isso ótimo, pois só assim as pessoas começam a enxergar a bicicleta como transporte, e percebem que terão fácil acesso aos mesmos locais que costumam frequentar mesmo sem o carro. Mas por que essa lei não toma um âmbito nacional? Por que São Paulo que se gaba de ser a maior cidade do Brasil, e que sobe um prédio por dia praticamente, não usa essa mesma ideia?

Infelizmente ainda temos a visão que um carro é chique, e bicicleta quem usa é só pobre. Porém, como sempre lembro, na Europa isso já não é mais tabu.

O que falta de verdade é o incentivo do próprio governo, que não deve ser tão interessante quanto incentivar empresas automobilísticas a virem para o nosso país. E não digo de incentivos muito grandes, mas poderia começar como esse de Joinville, apenas disponibilizar, ou fazer que disponibilizem bicicletários, e bem feitos, por favor, não os paraciclos parafusados ao chão como os da Pr. Do Ciclista em São Paulo.

Paraciclo parafusado da Praça do Ciclista

Eu tenho certeza que se bicicletários fossem algo corriqueiro de se ver por aí, bicicletas também seriam. Ou por que não fazer com que estacionamentos tenham também que ter um espaço reservado para bicicletas? E se fosse um valor justo, não iriamos reclamar de pagar.

Então você que paga ipva, seguro e uma nota de estacionamento diário, lembre que poderia gastar bem menos e aproveitar sua vida bem mais em cima de uma bicicleta. Tente qualquer dia. =D

Anúncios

Sobre youkaidag

Sou analista de sistemas, adoro música e video games, e acabei abraçando a bicicleta como meio de transporte. Aprendi que com a bicicleta a vida fica mais simples, mais fácil e o melhor de tudo divertida.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.